Leitura 15 - "O oitavo selo"

Em março de 2017, falamos sobre o livro "O oitavo selo", de Heloísa Seixas. Na obra, que a autora qualifica como um "quase romance", ficção e realidade se misturam. Ela relata situações difíceis enfrentadas ao longo da vida a dois com seu esposo, o também escritor Ruy Castro.

Cada capítulo refere-se a um "selo", e cada um deles representa um momento dramático na vida de Castro, que enfrenta problemas com alcoolismo, abuso de drogas e doenças.

Um aspecto que chamou a atenção foi como o trabalho de escritor, bem como as biografias que Ruy Castro escreveu, tiveram peso no sentido de motivá-lo a continuar vivendo, enfrentar as doenças e crises sem desistir. A biografia de Carmem Miranda, por exemplo, teria salvado a vida dele, conforme relato no livro.

O formato do livro é interessante, porque citações na forma de declarações de Ruy e da própria Heloísa aparecem intercaladas no meio da história, como uma forma de percebermos como cada um se sentia, principalmente nas situações mais extremas.

É uma leitura rápida, porque a partir de certo momento, conforme lemos, a curiosidade pelo desfecho nos leva a avançar. Como sabemos que o personagem principal está vivo, por ser um jornalista famoso e colunista de jornais de grande circulação, não consideramos a possibilidade de ele morrer no final. Mas mesmo assim queremos saber como o livro vai terminar.

Em abril, falaremos sobre "Estrelas além do tempo", de Margot Lee Shetterly. O livro inspirou o filme que foi indicado a diversos prêmios no Oscar 2017. O encontro será no dia 22 de abril, sábado, a partir das 15h, na Praça José Luiz Holtz, junto à Sarapateca (geladeira de livros-livres).

Também já definimos a leitura e o local do encontro de junho. Será sobre "Quarto de despejo", de Carolina de Jesus. O encontro já está marcado na Escola Imaculada, no dia 11 de junho (domingo), a partir das 15h. A intenção é envolver alunos e comunidade que frequenta o Programa Escola da Família, aos fins de semana, na instituição. (Na foto, Fernanda Gehrke e Lucimara de Almeida, do Clube de leitura e cinema Sarapuí, com a coordenadora do Programa Escola da Família da Escola Imaculada, Kauana Beatriz).



Comentários