Décima leitura - "Claraboia"

O décimo encontro do Clube de Leitura de Sarapuí aconteceu no dia 29 de outubro de 2016, na Ação Social. Conversamos sobre o livro "Claraboia", de José Saramago. A obra foi uma das primeiras escritas pelo autor português. Sua publicação, porém, só ocorreu após a morte dele.

Escrito em 1950, "Claraboia" teve o original submetido a uma editora que não deu resposta ao autor. Depois disso, ele ficou mais de dez anos sem escrever. Quando outras obras dele tiveram sucesso, a editora o procurou, mas então foi ele quem não teve interesse em publicar "Claraboia". A obra conta a história de seis núcleos diferentes, que são os seis apartamentos de um prédio em que há uma claraboia no centro.

Foi inevitável relacionar essa obra com outro livro, esse de um autor brasileiro: "O cortiço", de Aluísio Azevedo, que foi publicado 60 anos antes, em 1890. Será que José Saramago teve influência dessa obra? Fica a dúvida.

Além de conversarmos sobre essa obra, falamos de outros livros do autor: "Ensaio sobre a cegueira" e "O evangelho segundo Jesus Cristo". Nesses, José Saramago já escreve da forma peculiar que o consagrou como autor, com textos em que há poucas pausas. Em "Claraboia", sua escrita ainda não tinha essa característica.

Em novembro, falaremos sobre o livro "De gados e homens", de Ana Paula Maia. Será no dia 19, às 16h, na Câmara Municipal. Acompanhe o Clube de Leitura de Sarapuí no Facebook.

Comentários