Leitura 14 - "Quarenta dias"

No dia 19 de fevereiro, aconteceu o encontro comemorativo de um ano do Clube de leitura e cinema de Sarapuí. O livro sobre o qual falamos foi "Quarenta dias", de Maria Valéria Rezende. Como as participantes também já tinham lido, todas, outro livro da autora, acabamos falando sobre ele também: "O vôo da guará vermelha".

 Foi uma ótima conversa sobre a relação entre mães e filhas, a importância da ajuda quando se é mãe, as expectativas em relação aos filhos e outros temas relacionados à trama do livro, em que a protagonista se vê morando em Porto Alegre em função do neto que está para nascer, mas sente saudades da vida que levava em João Pessoa. A escrita de Maria Valéria Rezende é surpreendente e muito poética.

Em "Quarenta dias", ela conversa com os leitores através de um caderno que tem uma boneca Barbie na capa. Em "O vôo da guará vermelha", é o uso das cores que torna a narrativa poética e inovadora. Em maio de 2016, escrevi sobre "Quarenta dias" no site do Leia Mulheres. A resenha pode ser conferida aqui.

Em março, retomaremos as exibições de filmes no CIC - Centro de Integração Comunitária. O primeiro filme a ser exibido é "Cafundó", no dia 17 de março, sexta-feira, a partir das 19h30min. Após a exibição, haverá uma roda de conversa sobre o enredo do filme e sobre a história de Sarapuí, com participações especiais.

O filme conta a história de João de Camargo, nascido em Sarapuí, no distrito de Cocaes, em 1858. De 2005, foi dirigido por Paulo Betti e Clóvis Bueno e é protagonizado por Lázaro Ramos. Confira a sinopse: "Ex-escravo, João de Camargo se encanta com o mundo que o cerca e, levado pela emoção, entra em um estado alterado, tendo alucinações. Ele passa a ajudar os outros tomado por um espírito de cura e restauração."

A sessão integra a programação de aniversário da cidade. No domingo, dia 19, acontece o terceiro encontro de 2017 do Clube de leitura. O livro abordado será "O oitavo selo", de Heloísa Seixas. O encontro será no coreto da Praça Vicente Monzillo, às 16h. Estão todos convidados a participar, sem necessidade de inscrição prévia e gratuitamente. Não é preciso ler o livro.


Outros projetos culturais em Sarapuí

Em fevereiro, também teve início o projeto "Retrato de pilares", da participante Edna Conceição. É um resgate da história das famílias de produtores rurais de Sarapuí e região, que envolve entrevistas e uma produção poética. A intenção é transformar os levantamentos e poemas em um livro.

Em março, ainda antes da programação do Clube de leitura e cinema, haverá uma ação especial na Praça de baixo de Sarapuí, iniciativa do coletivo Nossa Sarapuí. Será instalada uma geladeira de livros para empréstimo gratuito no local e haverá atividades culturais como apresentações musicais, leituras de poemas e outras intervenções. Será no dia 11, sábado, a partir das 10h.

Acompanhe as novidades do Clube de leitura e cinema de Sarapuí no Facebook.

Comentários